terça-feira, 28 de outubro de 2014

DETERMINAÇÃO DA QUANTIDADE DE CAVIDADES

Para fazer o cálculo de quantas cavidades é possível colocar em um molde de injeção é preciso saber qual será a força limitante no sistema: a força de fechamento (peças finas e grande área projetada) ou a capacidade de plastificação ou de injeção (peças espessas e de grande volume). Sabendo disto parte-se para o cálculo para uma peça apenas. Exemplo com o limitante na força de fechamento:
Onde:
Ff.......Força de fechamento para uma peça em kgf ou tf
Ap.....Área projetada de uma peça em cm² ....................... exemplo...80cm²
Pc......Pressão na cavidade em kgf/cm² ............................ exemplo...380kgf/cm²


Ff = 80x380 =~ 37 tf para cada cavidade

Agora basta pegarmos a mesma característica da injetora escolhida. Vamos usar uma injetora de 500tf de capacidade de fechamento.
Onde:
Cav (Ff)......Quantidade de cavidades máxima com relação à capacidade de fechamento
Ff (inj) .......Capacidade de fechamento da injetora
Ff (1peça)..Força de fechamento necessária para uma peça (calculado antes)

No exemplo:

Cav (Ff) = 500 / 37 ......... =~ 13,5 cavidades

Nesta conta não estamos com o fator de segurança, podemos usar um multiplicador, exemplo 0,8. Eu prefiro arredondar para baixo levando em conta os lay outs para balanceamento do molde (4, 8, 16... cavidades).

O mais seguro num primeiro momento é fazer todos os cálculos para ganhar experiência. Para força de fechamento, para capacidade de injeção e de plastificação.


Um comentário:

  1. Bom Dia;
    Estou curtindo muito esse blog. Achei muito interessante a abordagem, pois como sou leigo no assunto, é um material mais resumido de facil entendimento. Compreendo que existe N variáveis, mas o artigo tira eu de uma situação inicial, para uma da qual se eu ler algo mais complexo, saberei do que está sendo falado.
    Bacana mesmo!

    Só fiquei com uma dúvida. O que seria a unidade tf?
    tonelagem força?

    ResponderExcluir