segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dimensionamento de Moldes de Injeção de Plásticos

E ai galera !
Hoje estava fazendo alguns cálculos de projeto de moldes quando um colega de trabalho, o Marcelo Abreu ferramenteiro da Frontec, chegou para mim falando sobre o molde família que tinha visto aqui no blog. Fiquei contente em saber que este blog tem prestado auxílio para pesquisas dos colegas. Por isso quero falar um pouco sobre Dimensionamento de Moldes de Injeção de Plásticos com uma abordagem prática. Vou mostrar alguns exemplos e como calcular.
Porém, devo salientar que mesmo executando os cálculos corretamente o projetista deve-se guardar atenção para fatores dos mais variados, sejam eles de qualidade de matéria prima empregada, qualidade do serviço executado, máquina e condições de injeção (muito importante), mão de obra com conhecimento, etc; pois todos os fatores, inclusive os que desconhecemos, contam para o sucesso ou não de um try out e para a produtividade de uma ferramenta de injeção.

Após fazer o primeiro post notei que o assunto será extenso, por isso separei os conteúdos para ficar mais fácil de encontrar. Basta procurar pelo navegador "Arquivos do blog" situado à direita e acima de todas as páginas do blog.
O foco deste trabalho estará no dimensionamento dos sistemas de uma ferramenta de injeção.

Faço um breve índice dos assuntos a serem comentados:

1.      Força de fechamento

2.      Capacidade de injeção e de plastificação

3.      Determinação da quantidade de cavidades

4.      Tempo de ciclo

5.      Tempo de resfriamento

6.      Tempo de recalque

7.      Como calcular os canais de alimentação (recomendações para bucha de injeção)

8.      Força de extração (estimativa)

9.      Cálculo de refrigeração

10.  Cálculo de deflexão do lado móvel

11.  Cálculo de deflexão em molde de gavetas

Até !
Jones

9 comentários:

  1. Bom dia , Jones. Você tem conhecimento de algum calculo para a força de desrosqueamento em moldes de núcleo rotativo. Ou seja como calcular a força de extração de tampas com rosca interna. jose.sanchez@uminum.com.br / www.uminum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia José Sanchez, conheço o cálculo para estimativa das forças de extração, o que pode te ajudar já que os esforços são os mesmos mudando apenas a direção. Vou publicar um post com essa informação chamado "DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE EXTRAÇÃO".

      Excluir
  2. Jones, estou fazendo um inventário de moldes plásticos aqui na empresa e me deparei com uma dúvida:
    Como eu faço para distinguir a altura da largura e do comprimento do molde?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sr Jones. Ando há procura na internet alguem dentro da área que explique em video(s) o calculo Dimensionamento de Moldes de Injeção de Plásticos. Na pratica seria bom com a matéria que aqui dá na teoria, demonstrar como se faz. O Sr jones não imagina quanto ajuda pode dar a quem inicia nesta área!
      Em termos práticos, acho que seria gratificante o Sr jones fazer um video explicando ao pormenor as diversas fazes do calculo.
      Por exemplo: Começar um video com o projeto em CAD aberto pelo topico 1: "Força fechamento" e começar a mostrar como o processo funciona no fechamento e que cálculos com base na matéria dada se faz para conseguir perceber quais as forças envolvidas usando a formula(s) e como se obtem esses resultados. Como sabe existem programas que fazem gravação da tela de fundo do computador que facilitam ao entendimento para na pratica conseguir explicar.Assim compreenderei o que se explica na integra! A meu ver fazer isso seria um grande progresso para este blogue e para quem quer seguir ele, porque não se encontrará noutro local esta informação.Pense nisso, porque sei que é competente para conseguir ajudar muitos seguidores. E assim sucessivamente outro video começando explicar como funciona a Capacidade de injeção e de plastificação explicando como se calcula para se obter resultados satisfatorios. Penso conseguir me explicar. Aguardo a sua resposta e um Grande Abraço.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Dando seguimento há minha sugestão, dar continuidade ao tópico Dimensionamento de Moldes de Injeção de Plásticos. Explicar em video como funciona o processo 3 "Determinação da quantidade de cavidades"e como se faz o calculo usando as formulas com projeto em 3D aberto para poder o seguidor entender as diversas fases.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!!!! Não encontro respostas para como calcular o peso de um molde. Poderia me passar alguma informação??? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos softwares de desenho CAD como solidworks, na aba propriedades, tem lá o peso total do assembly, tens de atribuir o material aço a cada componente e ele através de cálculo integral encontra o peso. Se não souberes usar o CAD, fazes uma aproximação de uma ferramenta que conheças a dimensão e o seu peso, e ajustas ao molde em questão, uma vez praticamente todos os moldes são produzidos em aço, pode-se fazer essa regra de 3 simples

      Excluir