quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Molde dos Ralos para contrução civil

Este é o molde para os Ralos desenhados pelo Luciano Dorneles (post anterior).
Sendo um molde família para as quatro peças (ralos e bases) com canais de alimentação frios e pontos de injeção tipo leque (pequenos). A refrigeração é simples nas placas e se extende aos insertos maiores. Extração por pinos cilindricos auxiliada por placa flutuante.


2 comentários:

  1. Olá trabalho no ramo de moldes também porém tenho pouca experiencia com o processo inicial do projeto mais na parte da criação dele mesmo. No meu trabalho faço a construção, detalhamento do projeto a partir do fechamento já definido com macho e cavidade, modelando e detalhando todo o resto do molde. Pois outras pessoas executam processos anteriores como pré projeto e o próprio fechamento. Vi em sua descrição que é formado na IFSUL, gostaria de saber como é o curso e como faço para fazer o curso.

    Teria como disponibilizar esses projetos
    se possível me mande por e-mail

    deividboni88@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. O curso de Fabricação Mecânica para Ferramentaria do IFSUL Sapucaia do Sul é muito bom para quem quer iniciar na área de projetos de moldes ou já tem uma noção e, principalmente, sabe onde quer chegar (explico no final).

    Para fazer o curso basta fazer o vestibular conforme instruções no site:
    http://processoseletivo.ifsul.edu.br/
    É um curso superior, ou seja, tu pode fazer mestrado e doutorado após o término.

    Pessoalmente este curso foi muito bom para balizar os conhecimentos, pois assim como eu já tinha uma noção de projetos de moldes mais avançada, aprendi sobre outras coisas de mecânica que têm influência no processo de injeção que nem sempre discutimos durante o projeto, por exemplo taxa de transferência de calor, coeficiente de película que se forma entre dois materiais, deformação máxima permitida, fora outras disciplinas: ADM, CAM, CAE, usinagem, custos, inglês, qualidade, etc. Realmente é um curso muito bom para ferramentaria, tive colegas que não gostaram do curso pois tinham expectativas diferentes, achavam que seria mais amplo (como a engenharia que apresenta muitas informações sobre muitos temas), porém os cursos de tecnologia servem para direcionar profissionais para nichos de mercado em que falta gente qualificada.
    Se tu sabe onde quer chegar este é um caminho.

    Segue o link com a descrição do curso:
    http://sapucaia.ifsul.edu.br/portal/cursos/superior/ferramentaria.html

    ResponderExcluir